sábado, junho 29, 2002

Os pacientes que desenvolvem distúrbio do pânico frequentemente passam a apresentar uma série de sintomas somáticos além da hipocondria. A finalidade deste trabalho é estudar esta relação.
Para isso 44 pacientes foram comparados a um grupo controle de 22 pessoas, os pacientes dividiam-se em 21 com pânico e 23 com fobia social. A avaliação foi realizada com questionários padronizados.
Os resultados forma os seguintes, 48% (dez pacientes) dos que tinham pânico apresentavam também hipocondria, enquanto apenas um paciente com fobia social tinha hipocondria e nenhuma pessoa do grupo controle. Os pacientes com pânico apresentavam mais medo de doenças e convicção de estar doente e apresentavam mais queixas somáticas do que os demais grupos. Estes resultados sugerem uma forte correlação engtre o distúrbio do pânico e hipocondria


Extraído de: Psicosite - Psiquiatria & Psicologia

Certamente ninguém por pior que esteja terá todos os sintomas ao mesmo tempo, mas mesmo sendo poucos a intensidade é tal que o paciente sempre se desespera mesmo sabendo qual é o seu problema e que nada decorrerá da crise. Muitos pacientes tornam-se conhecidos em certos hospitais com pronto-socorro por estarem recorrendo a eles com frequência. É importante frisar que o ataque de pânico não provoca nada fisicamente, a pior consequência do pânico é a agorafobia.

Extraído de: Psicosite - Psiquiatria & Psicologia



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial